Home » Remédios » Amytril (Amitriptilina): para que serve, preço e efeitos colaterais

Amytril (Amitriptilina): para que serve, preço e efeitos colaterais

60 Comentários

Amytril

O Amytril (Amitriptilina) é um antidepressivo tricíclico, utilizado no tratamento de depressão mental, dor neurogênica e bulimia. Devido à intensidade dos efeitos colaterais, seu uso não é recomendado a pessoas em boa situação financeira. Ele é vendido em comprimidos de 25mg. Recomenda-se uma dose de 150mg por dia para adultos, podendo chegar a 300mg nos casos mais graves.

A Amitriptilina age inibindo a recaptação da norepinefrina, aumentando, portanto, a disponibilidade deste neurotransmissor nas sinapses cerebrais. Devido à intensidade dos efeitos sedativos, a maior parte da dose deve ser administrada à noite.

Efeitos colaterais: boa seca, sonolência, ganho de peso, prisão de ventre, arritmia cardíaca, diminuição da libido, embaçamento da visão, sensação de cansaço e fraqueza muscular.

Preço: uma caixa com 20 comprimidos de 25mg custa em torno de 12 reais.

Amamentação: é eliminado no leite. Não amamentar.

Avaliar riscos x benefícios

Alcoolismo: potencializa a depressão do SNC.
Asma: pode agravar.
Aumento da pressão intraocular: pode agravar.
Diminuição da função do fígado: pode alterar
Diminuição da função do renal: altera a excreção
Transtorno bipolar: pode acelerar alternância de fases.
Doença cardiovascular: risco de arritmias.
Esquizofrenia: pode agravar a psicose.
Glaucoma de ângulo fechado: pode agravar.
Hipertireoidismo: risco de toxicidade cardiovascular.
Retenção urinária: pode agravar.

Considerações:
– Não ingerir com bebida alcoólica.
– Cuidado ao dirigir e executar tarefas complexas.
– Pacientes com tendência suicida não devem ter acesso a grandes quantidades do medicamento.
– Levantar-se devagar quando estiver sentado ou deitado. Evitar mudanças bruscas de posição.
– Evitar exposição ao sol.
– Ingerir alimentos ricos em fibras.
– Ingerir grande quantidade de liquido para evitar cáries.

60 Responses to " Amytril (Amitriptilina): para que serve, preço e efeitos colaterais "

  1. Aline disse:

    Estou tomando a uma semana antes de dormir e sem enxaqueca uhuuu, mas percebi q estou comendo mais. Troquei sem querer o remédio e acabei tomando ele de manha, só por Deus fiquei “viajando” o dia td, mto sono, moleza, falta se concentração, realmente tem q tomar e dormir.
    Mas pobre pode ne? :/

  2. Raimundo de Almeida Freitas disse:

    Tomei essa medicação durante 12 anos na quantidade de 6 comprimidos diarios, durante o dia, não sei como me sai pois o medico não queria tirar a medicação, mas resolvi fazer isso por minha conta e acabei mim saindo bem, o pior de tudo é que o meus problema foi um A.V.C.

  3. myllena disse:

    Oi gente for comensa. A tornar esse remedio. Por conta de uma dor de cabeça orrivel quer tenho .so tô com muita pena .tenho um bb .de 2 anos e ñ for poder da de mama .

  4. myllena disse:

    Gente quem ler o meu cometario pofavo mider uma ajunta munca usei ele to com um pouco de medo. Pelo fato de ter muito efeito colateral.tenho pressão alto.ja tenho arritmia. Ele aumenta. Tenho. Tenho um bb ñ posso da de mana quer pena. Do meu bb . Nas eu tenho quer mi levra dessa dor de cabeça.orrivel . Obg

  5. roseane disse:

    preciso mim livrar dessas teriveis dores de cabeça

  6. laura dantas disse:

    tomo esse remedio a mais de seis meses e estou sentidos todos esse efeitos colaterais isso e normal?,tratamento de uma enxaqueca.

  7. sandra fogaça disse:

    tomo todos os dias antes de dormir 75mg. o médico neuro cirúrgião me passou devido as dores lombalgia na coluna.sintoma: boca seca os demais tudo bem me sinto ótima

  8. Eliete disse:

    Boa tarde,
    tenho muitas dores de cabeça todos os dias, alias ja me levanto com as dores do lado direito ou do lado esquerdo,muito latejante,começa na nuca e ai vem a dor, a mais de 10 anos, ja nao aguento mais, comecei a tomar Amytril 75 de noite e 75 de manha, e mesmo assim não passa, so tomando tilenol DC ou injeção quando entra em crise, com tantas dores não tenho mais vida, me sinto muito desanimada com tudo,faço caminhada e corrida para ajudar nas dores de cabeça, não e nada facil,tenho vontade de largar tudo, desculpa, mas e assim que me sinto.

  9. Deusenir disse:

    a médica me receitou este remédio por conta de uma forte dor no olho que eu sinto,problema neurologico .Mas confesso que estou com cisma de usar.Cuido de uma criança de quatro anos.e sinceramente não sei o que fazer. :(

  10. AMANDA disse:

    Qual a orientação,no caso do diagnóstico confirmado de glaucoma??

Deixe um comentário