Home » Remédios » Amytril (Amitriptilina): para que serve, preço e efeitos colaterais

Amytril (Amitriptilina): para que serve, preço e efeitos colaterais

86 Comentários

Amytril

O Amytril (Amitriptilina) é um antidepressivo tricíclico, utilizado no tratamento de depressão mental, dor neurogênica e bulimia. Devido à intensidade dos efeitos colaterais, seu uso não é recomendado a pessoas em boa situação financeira. Ele é vendido em comprimidos de 25mg. Recomenda-se uma dose de 150mg por dia para adultos, podendo chegar a 300mg nos casos mais graves.

A Amitriptilina age inibindo a recaptação da norepinefrina, aumentando, portanto, a disponibilidade deste neurotransmissor nas sinapses cerebrais. Devido à intensidade dos efeitos sedativos, a maior parte da dose deve ser administrada à noite.

Efeitos colaterais: boa seca, sonolência, ganho de peso, prisão de ventre, arritmia cardíaca, diminuição da libido, embaçamento da visão, sensação de cansaço e fraqueza muscular.

Preço: uma caixa com 20 comprimidos de 25mg custa em torno de 12 reais.

Amamentação: é eliminado no leite. Não amamentar.

Avaliar riscos x benefícios

Alcoolismo: potencializa a depressão do SNC.
Asma: pode agravar.
Aumento da pressão intraocular: pode agravar.
Diminuição da função do fígado: pode alterar
Diminuição da função do renal: altera a excreção
Transtorno bipolar: pode acelerar alternância de fases.
Doença cardiovascular: risco de arritmias.
Esquizofrenia: pode agravar a psicose.
Glaucoma de ângulo fechado: pode agravar.
Hipertireoidismo: risco de toxicidade cardiovascular.
Retenção urinária: pode agravar.

Considerações:
– Não ingerir com bebida alcoólica.
– Cuidado ao dirigir e executar tarefas complexas.
– Pacientes com tendência suicida não devem ter acesso a grandes quantidades do medicamento.
– Levantar-se devagar quando estiver sentado ou deitado. Evitar mudanças bruscas de posição.
– Evitar exposição ao sol.
– Ingerir alimentos ricos em fibras.
– Ingerir grande quantidade de liquido para evitar cáries.

86 Responses to " Amytril (Amitriptilina): para que serve, preço e efeitos colaterais "

  1. Aline disse:

    Estou tomando a uma semana antes de dormir e sem enxaqueca uhuuu, mas percebi q estou comendo mais. Troquei sem querer o remédio e acabei tomando ele de manha, só por Deus fiquei “viajando” o dia td, mto sono, moleza, falta se concentração, realmente tem q tomar e dormir.
    Mas pobre pode ne? :/

  2. Raimundo de Almeida Freitas disse:

    Tomei essa medicação durante 12 anos na quantidade de 6 comprimidos diarios, durante o dia, não sei como me sai pois o medico não queria tirar a medicação, mas resolvi fazer isso por minha conta e acabei mim saindo bem, o pior de tudo é que o meus problema foi um A.V.C.

  3. myllena disse:

    Oi gente for comensa. A tornar esse remedio. Por conta de uma dor de cabeça orrivel quer tenho .so tô com muita pena .tenho um bb .de 2 anos e ñ for poder da de mama .

  4. myllena disse:

    Gente quem ler o meu cometario pofavo mider uma ajunta munca usei ele to com um pouco de medo. Pelo fato de ter muito efeito colateral.tenho pressão alto.ja tenho arritmia. Ele aumenta. Tenho. Tenho um bb ñ posso da de mana quer pena. Do meu bb . Nas eu tenho quer mi levra dessa dor de cabeça.orrivel . Obg

  5. roseane disse:

    preciso mim livrar dessas teriveis dores de cabeça

  6. laura dantas disse:

    tomo esse remedio a mais de seis meses e estou sentidos todos esse efeitos colaterais isso e normal?,tratamento de uma enxaqueca.

  7. sandra fogaça disse:

    tomo todos os dias antes de dormir 75mg. o médico neuro cirúrgião me passou devido as dores lombalgia na coluna.sintoma: boca seca os demais tudo bem me sinto ótima

  8. Eliete disse:

    Boa tarde,
    tenho muitas dores de cabeça todos os dias, alias ja me levanto com as dores do lado direito ou do lado esquerdo,muito latejante,começa na nuca e ai vem a dor, a mais de 10 anos, ja nao aguento mais, comecei a tomar Amytril 75 de noite e 75 de manha, e mesmo assim não passa, so tomando tilenol DC ou injeção quando entra em crise, com tantas dores não tenho mais vida, me sinto muito desanimada com tudo,faço caminhada e corrida para ajudar nas dores de cabeça, não e nada facil,tenho vontade de largar tudo, desculpa, mas e assim que me sinto.

  9. Deusenir disse:

    a médica me receitou este remédio por conta de uma forte dor no olho que eu sinto,problema neurologico .Mas confesso que estou com cisma de usar.Cuido de uma criança de quatro anos.e sinceramente não sei o que fazer. :(

  10. AMANDA disse:

    Qual a orientação,no caso do diagnóstico confirmado de glaucoma??

  11. Vaninha disse:

    Tomei essa medicação por 2 meses e uns dia…. para passar com as horríveis enxaqueca diárias que tenho. Melhorou bastante no começo, mas o pior é que quando fechou dois meses eu estava com a pressão arterial completamente desregulada, frio e calor o tempo todo, tontura, visão turva, falta de libido, constipação, mal estar constante….. quando parei de tomar tudo piorou só a enxaqueca não…. já parei de tomar há 1 mês e nada dos efeitos indesejados irem embora…. só dormi depois de uma semana insone, e continuam aparecendo os sintomas!! Que bomba!!! Fui me livrar de um problema horrível e ganhei outra infinidade deles!!! NUNCA MAIS essa droga de medicação!! Vou ter voltar no médico para ele tirar essas terríveis sensações!!

  12. Rosi disse:

    Eu usei por um mês até então, tomei ele a noite, e não senti nenhum mal estar devido aos riscos e efeitos colaterais, me senti muito bem depois que comecei a tomar ele, pois sem ele não consigo dormir e sinto uma dor angustiante na minha cabeça,pois vivo stressada ao extremo, sinto muita dor no corpo fico viajando no tempo, devido as noites mal dormidas. Minha concentração totalmente afetada.Depois que comecei a tomar esse remédio estou me sentindo muito melhor. Gente e tenho tireoide e não senti nada de diferente, a questão é seguir ao pé o que o medico indica e o tempo prescrito. nada de ficar tomando decisões por conta própria.

  13. jenaina disse:

    Boa tarde, estou tomando amitryl 25 mg para desmame de rivotril, está sendo muito difícil, sinto quase todos
    s os efeitos colaterais da bula…..é horrível. Quanto tempo leva para passar esses efeitos colaterais?

  14. rita de cassia disse:

    to tomandndo este medicamento a 2 meses nao lempro o que é enxaqueca perdi a vondade de bebe bebidas alcolica aparte ruim e que engordei um pouquinho

  15. sonia disse:

    recomendaram esse remedio pois tenho fibromialgia sera q funciona bem .estou na crise dores fortisima

  16. Maria de Lourdes oliveira disse:

    Tomo faz uns8 anos tomo 25 MG com propranolol pra enxaqueca porque só o amitryl não resolve .no começo ele me fazia dormir mais agora não.aí tomo rivotril.esses remedio e mesmo assim as vezes tenho crises da enxaqueca .da vontade de parar e MK MK MK
    nem tomar mais.não tenho ânimo pra nada .AFF niguem merece.

  17. edmar pacheco disse:

    nao entendi o que a bula quis dizer ” nao pode ser usado por pessoas de boa condiçao financeira” alguem explica

  18. maria ap. kiss disse:

    Eu tenho uma dor na cabeça horrivel diariamente. Fui no neurologista e ela mandou eu toma amipritilina de 25 mg a noite, mas eu tomo diazepan 10 mg também. Informei a ela sobre isso e ela disse que eu podia tomar os dois que não tinha problema. Só que a dor de cabeça continua mais forte ainda, analgésico nenhum tira essa dor. Fico na dúvida será que essa medicaçao que esta dando mais dor de cabeça em mim?

  19. ana marya disse:

    to fazendo o uso desse medicamento a um mes, melhorei 80% do que eu sentia, tinha uma depressao horrivel nada de melhorar, depois que passei a usar o Amytril 10 mg a noite, acabou minhas dores de cabeca que eram contante….apesar de ter engordado um pouquinho, prefiro mil vezes do que voltar a sentir tudo que eu sentia… uso e recomendo…com acompanhamento medico e claro…. ele e otimo

  20. APARECIDA SILVA disse:

    Gostaria de um esclarecimento em relação a explicação sobre o amytril no texto do site “Devido à intensidade dos efeitos colaterais, seu uso não é recomendado a pessoas em boa situação financeira. O que querem dizer com isto?

  21. daniela disse:

    Eu esto tomando esse remédio,para um tratamento de enxaqueca horrível, mais melhorei ,os sintomas e chato,mais melhorei.
    Sinto um pouco de dor no peito e nas costas isso me assusta um pouco.

  22. Vanessa disse:

    Eu tenho 20 anos comecei a tomar com 17 , me ajudou um pouco a dormir, só que a noite tenho pesadelos e vejo coisas , comecei a pesquisar sobre , pra seber se era por causa do remedio , fico com um pouco de receio de continua tomando por conta do médico que diz que posso ter esquizofrenia

  23. Eliete disse:

    Bom dia,
    Também tenho enxaqueca,e horrivel, ela vem do nada e fica dias, mas depois que fiz um tratamento com palitos, melhorei 90% da dor, caso tenha alguém imteressado, poço lhe passar, ajuda em tudo, um grande beijos a todos.
    Eliete.

  24. cristiane disse:

    Gostaria de saber se posso estar tomando amitril de manhã e diazepam a noite? Ou vice versa?

  25. talma disse:

    Comecei a tomar o amytril esta semana, sinto um pouco drogada, não sei se é ele que está fazendo q]com que eu chore sem motivos aparentes e estou ficando impaciente, tolerância zero. O medicamento pode dar esses sintomas?

  26. anieire disse:

    ola sinto muitas dores de cabeça desde dos 5 anos hoje tenho 17 o medico mim recomendou esse medicamento so que estou com um pouco de medo depois que le a bula dele foi recomendado que eu usa-se pela manha

  27. Renata Duarte disse:

    Boa noite, tenho 28 anos meu neuro passou este remédio amitril de 25 mg para mim tomar,1 comprimido todas a noite? gente só faltou eu dormi em pé, deixou eu chapadinha de sono, meu esposo teve que me ajudar a cuidar do bb, um conselho só deve tomar quem não tem compromisso com nada…mal conseguia abrir os olhos, isso porque eu só tomei 1 comprimido Só, vou voltar nele e vou reclamar,tá louco doutor como diz quase morri, nem consegui cuidar do meu filho direito, fiquei dois dias grogue, não continue não viu, parei por minha conta…

  28. Silvana disse:

    Ainda bem que vc parou! Essa medicação é horrível e dá mil complicações! ! Nem sei como tem médico que ainda receita isso! !

  29. Luciane disse:

    Engraçado comecei tomar amytril .1 a noite.pra substituir o diazepam até agora o amytril 25 nao fez efeito nenhum nem sono me deu.nao gostei

  30. edmar falabela disse:

    não entendi o que significa “nao pode ser usado por pessoas de boas condiçoes financeiras”

  31. irene disse:

    eu tomo amitril 25mg 1 comprimido a noite se nao tomo tenho fortes dor de cabeça

  32. Priscila disse:

    Comecei a tomar cloridrato de amitriptilina e graças a Deus não estou sentindo nenhum efeito colaterais, a não ser sono mais tomo antes de deitar e tem melhorado muito minhas dores de cabeça, pois sentia dores fortes e muitas vezes era socorrida. Tenho enxaqueca crônica e estava ficando com depressão, esse remédio tem me ajudado abaixo de Deus.
    Deus Abençoe!

  33. Daili Feliciani Schopf Feliciani disse:

    Tomo Amytril 25 mg há mais de 3 anos, comecei com Amytril 1o mg, sofria dores horríveis de cabeça, senti náuseas, võmitos , tonteiras, mal dormir,irritção nervosa,após inicir o tratamnto minha vida mudou muito. graças a Deus.

  34. neide disse:

    meu filho de 16 anos teve uma crise de nervos do nada, levei ele no médico e o médico disse que era enxaqueca receitou amytril durante um mês. nas duas primeiras semanas foi uma maravilha só sentia os efeitos normais (sono, boca seca, etc) mas no dia 2 de dezembro tudo mudou, ele sentiu um branco na cabeça e depois disso veio crises de choro, sensação de perseguição, vozes e vulto, isso foi até o dia 14. levei ele no médico e ele disse que tinha sido efeito do amytril e parou o tratamento mas depois disso o meu filho vem dizendo que tem esquizofrenia e disse que ta com a “cabeça vazia” e sente pontadas na cabeça igual a que ocasionou a primeira crise nervosa, ver vulto e até escuta vozes, por isso que ele diz que é esquizofrênico até pesquisou artigos na internet relacionados a esquizofrenia. o que devo fazer com ele? ele é esquizofrênico ou tem outra coisa?

  35. Andreza disse:

    Olá eu vi em alguns comentários sobre não tomar se estiver com boas condições financeiras gente e até agora ninguém soube explicar,mas acho que é talvez porque se tiver muito dinheiro ou rico a pessoa pode comprar um montão de anuário e se matar colonialismo só pode,o que vcs acham????

  36. Tamami Ikuno disse:

    Foi me receitado Amitriptilia 25mg pelos medicos do Coração . Minha queixa foi adormecimento dos pés (disseram-me que é reações da diabete e que estava com pés neurogênicos, ) só que , fiquei receosa , pois sou hipertensa e o medicamento é conta indicado , e eu experimentei o remedio.Quase “morri” fiquei muito mal e não pude fazer mais nada o dia todo e de noite senti muito sono por dias sem mesmo tomar o remedio .Fiquei com muito medo dos efeitos colateraisGostaria de sabe se devo continuar mesmo com todos os efeitos ou devo aguardar até a próxima consulta. que será daqui um ano (agenda em hiospital público) Paei de tomar. Os meus pés continuam adormecidos Aguardo aconselhamento e indicações de um especialista para o meu problema .Obrigada

Deixe um comentário